O Farmacêutico e o Doente com Lúpus Eritematoso Sistémico
4 Fevereiro @ 9:30 pm - 11:00 pm

No próximo dia 4 de fevereiro, às 21h30, teremos connosco Rui Esteves, membro da Direção da Associação de Doentes com Lúpus em mais uma sessão de “O Farmacêutico e o doente”.
O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença inflamatória crônica, de natureza auto-imune, que evolui por crises e que atinge as articulações, os tendões, a pele e outros órgãos. O Lúpus é mais frequente nas mulheres (9 em cada 10 doentes são do sexo feminino), e a doença é mais grave na raça negra. Atinge sobretudo mulheres jovens, entre os 20 e os 30 anos de idade, e pode mais raramente aparecer nas crianças (sobretudo do sexo feminino), e nos indivíduos idosos.
O diagnóstico do LES baseia-se principalmente nos sintomas, embora os exames laboratoriais e por vezes a biópsia do órgão afetado (pele, rim) possam ajudar na confirmação do diagnóstico. Para o diagnóstico, o médico deverá identificar alguns critérios que definem o LES.
Inscrevam-se e venham conhecer a Associação de Doentes com Lúpus e discutir o papel do farmacêutico na gestão de saúde e apoio ao doente com Lúpus.